A Cyber Threat Intelligence é uma tecnologia flexível e dinâmica que utiliza coleta e análise de dados coletados do histórico de ameaças para bloquear e remediar ataques cibernéticos na rede alvo. A inteligência de ameaças em si não é uma solução baseada em hardware. Em vez disso, esta inteligência estratégica envolve técnicas e procedimentos táticos e constitui um componente crucial da arquitetura geral de segurança de uma organização. Como as ameaças evoluem e se multiplicam ao longo do tempo, um sistema de segurança cibernética depende de inteligência e análise de ameaças para garantir que detecte o maior número possível de ataques.
Com a inteligência contra ameaças, você obtém conhecimento que lhe permite prevenir ou mitigar ataques à sua rede. O sistema de inteligência contra ameaças cibernéticas é baseado na coleta de dados de ameaças concretas e acionáveis, como quem ou o que está atacando sua rede, por que estão escolhendo você como alvo e como detectar sinais de que seu sistema foi comprometido. Os benefícios da inteligência e análise cibernética vão além da equipe de TI, analistas e administradores. Toda a organização pode colher os frutos de um sistema completo e focado em ações de inteligência contra ameaças cibernéticas.
As ferramentas de segurança cibernética são quase impotentes se não forem informadas sobre quais ameaças devem ser observadas e como mitigá-las com técnicas e procedimentos táticos predefinidos que alimentam a inteligência operacional. A inteligência sobre ameaças cibernéticas fornece aos administradores de sistemas de segurança cibernética o conhecimento necessário para formular um plano que proteja melhor sua rede. Em algumas situações, elementos dos dados obtidos pelos dispositivos para capacitar a inteligência sobre ameaças cibernéticas podem ser usados para atacar ameaças automaticamente. Em outras situações, a inteligência contra ameaças cibernéticas é uma ferramenta necessária para que administradores de rede e equipes de segurança de TI saibam quais ameaças são mais perigosas, como atacam e como evitá-las.
Com um investimento em inteligência sobre ameaças cibernéticas, uma empresa pode aproveitar bancos de dados de ameaças com informações técnicas que detalham um grande número de ameaças. Quando esse depósito de conhecimento é colocado em prática pelas equipes de segurança ou pelos sistemas automatizados usados para proteger a rede, o perfil de segurança da empresa é significativamente aprimorado. Essa inteligência operacional capacita, portanto, os analistas com insights acionáveis.
Muitas vezes, um sistema de inteligência e análise de ameaças cibernéticas pode detectar endereços de Protocolo de Internet (IP), Uniform Resource Locators (URLs) suspeitos ou nomes de domínio conhecidos por serem usados em ataques a empresas. Se um endpoint interagiu com um desses endereços IP ou outros ativos, isso pode significar que a rede da empresa foi comprometida. Além disso, acessar endereços de e-mail específicos, determinados assuntos de e-mail ou anexos e links também pode indicar que o sistema foi comprometido. Incorporar essas informações técnicas na abordagem de inteligência contra ameaças fortalece sua organização.
Certos nomes de arquivos, hashes de arquivos, endereços IP, bibliotecas de vínculo dinâmico (DLLs) ou chaves de registro são indicadores comuns de comprometimento. Os analistas de um sistema de inteligência de segurança cibernética podem manter uma lista de indicadores comuns de comprometimento e outras ferramentas que os agentes de ameaças usam e, em seguida, filtrar comunicações potencialmente perigosas e outras atividades de rede. Com esse uso de indicadores de comprometimento, a inteligência e a análise de ameaças são aproveitadas para melhorar a postura de segurança da organização.
Um sistema eficaz de inteligência de segurança cibernética faz uma distinção clara entre a coleta de dados sobre ameaças e a inteligência sobre ameaças para impedir os atores da ameaça. A inteligência contra ameaças cibernéticas inclui coleta e processamento de dados para detectar, interromper e mitigar ameaças. A coleta de dados, por si só, fornece informações inúteis até que sejam analisadas no contexto da inteligência. A análise revela inteligência operacional, como os tipos de ameaças que podem ser iminentes, os pontos fracos da rede e as diferentes fontes de ameaças. Isso é coletado e implementado em um sistema de inteligência e análise de ameaças cibernéticas.
Em outras palavras, a coleta de dados é um dos alicerces da inteligência contra ameaças cibernéticas. Os profissionais de segurança de inteligência cibernética, com as ferramentas certas, podem usar feeds de dados de ameaças e informações técnicas relacionadas à rede e aos negócios para formular um plano de proteção mais completo para a organização.
A inteligência contra ameaças oferece benefícios para organizações grandes e pequenas — e em uma ampla gama de disciplinas — porque esse tipo de inteligência e análise estratégica envolve o processamento de dados e seu uso para obter uma compreensão mais sólida dos invasores que uma organização enfrenta ou pode enfrentar. Isso é válido independentemente dos tipos de inteligência sobre ameaças que a organização e seus analistas usam. A inteligência de ameaças também permite que a organização formule respostas rápidas e decisivas a incidentes e seja proativa em relação a como permanecer um passo à frente dos invasores.
Quando se trata de pequenas e médias empresas (SMBs), a inteligência contra ameaças fornece proteção que, de outra forma, seria inatingível, pois aproveita um vasto depósito de ameaças que podem atacar sua rede. As grandes empresas, por outro lado, podem utilizar as informações do sistema de inteligência cibernética para analisar melhor os malfeitores, as suas ferramentas e a forma como tentam utilizá-las.
A inteligência contra ameaças cibernéticas segue um ciclo de vida de inteligência estratégica composto pelas seguintes fases:
Portanto, os analistas da sua organização estarão equipados para inteligência de ameaças se você tiver os seguintes elementos em vigor:
O principal benefício de um programa abrangente de inteligência contra ameaças cibernéticas é garantir que a organização esteja preparada e proativa. A inteligência contra ameaças permite que uma organização acesse um depósito de informações técnicas coletadas em todo o mundo, bem como conhecimento humano que pode fortalecer significativamente as defesas de uma organização.
Isto é conseguido através de uma abordagem focada no adversário que identifica as ameaças com maior probabilidade de comprometer a rede e os seus componentes individuais. Também pode ser personalizado com base nas necessidades da organização. Além disso, a inteligência sobre ameaças cibernéticas pode ser ampliada se a empresa crescer ou precisar expandir os tipos de ameaças que visa.
Os diferentes componentes de um programa de inteligência contra ameaças resultam em melhores tempos de resposta a incidentes. À medida que os alertas são priorizados, a organização pode responder em menos tempo e reduzir o risco de grandes consequências de uma violação. Além disso, no final, a inteligência contra ameaças melhora a comunicação entre a equipe de TI e as partes interessadas, ao mesmo tempo que fornece uma janela para o cenário de ameaças para aqueles que podem não estar familiarizados com os detalhes da segurança cibernética.
O que é inteligência contra ameaças cibernéticas e todas as organizações precisam dela?
A inteligência contra ameaças cibernéticas envolve o uso de dados para coletar informações sobre ameaças às
quais uma organização pode estar exposta. Toda organização precisa de uma certa quantidade de inteligência cibernética
para ficar à frente dos invasores.
Quais são algumas das perguntas que uma organização precisa fazer antes de se inscrever na inteligência de ameaças?
Algumas perguntas a serem feitas incluem o seguinte:
- Quem usará e se beneficiará da solução de segurança contra ameaças cibernéticas?
- Quem receberá os relatórios de inteligência sobre ameaças: um profissional de TI ou um executivo que precisa deles para capacitar insights de nível superior?
- Você precisará de inteligência estratégica, tática ou operacional contra ameaças cibernéticas?
Você pode listar alguns casos de uso de inteligência contra ameaças cibernéticas?
Alguns casos de uso de inteligência contra ameaças cibernéticas incluem:
- Resposta a incidentes
- Operações de segurança
- Gerenciamento de vulnerabilidades
Ainda com dúvidas? Fale com um especialista »
Interessado em nossos serviços? Deixe-nos ajudá-lo. Solicite contato agora mesmo e nossa equipe terá o prazer de atendê-lo e responder a todas as suas perguntas.